jusbrasil.com.br
18 de Junho de 2021

Estelionato sentimental ou o golpe do falso "Don Juan", você sabe o que é?

Como já dizia um velho grupo de pagode nos anos 90: "Não era amor, era cilada". Nesse texto eu trato, em resumo, o que é o tal golpe nos corações apaixonados e suas potenciais vítimas.

Alex Ciqueira, Advogado
Publicado por Alex Ciqueira
há 8 meses

ESTELIONATO SENTIMENTAL, VOCÊ SABE O QUE É? E o falso DON RUAN?

Você conhece a pessoa através de amigos ou pela internet (o mais comum nesses casos) e sendo levada pelas belas palavras de amor eterno, castelos e histórias de príncipes e princesas logo, logo se vê completamente apaixonada (E CEGA) por este sentimento avassalador, deixando toda a lógica de fora da “relação” (que só existe na sua cabeça de contos de fadas).

Esta semana uma professora desempregada caiu em golpe de falso Don Juan pela internet e perdeu mais de R$500 mil. Fátima Maria de Tavares Mayer de Oliveira, de 53 anos, que é divorciada, conheceu o perfil falso de Paul, um piloto americano, natural do Texas, no aplicativo de relacionamento Tinder.

E agora, vive drama e está endividada. Segundo o advogado da vítima, ela chegou a hipotecar seu apartamento, onde mora com a filha de 16 anos, além de usar todo o dinheiro que estava guardado no banco.

Fonte: SBT Jornalismo.

O crime em análise tem previsão legal no Artigo 171 do Código Penal: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”

Já diz a frase de Facebook “A carência faz você enxergar amor onde não tem”.

E é exatamente isso. O criminoso, nestes casos, se aproveita da necessidade afetiva da vítima, a qual cria em sua mente expectativas e quadros mentais fantasiosos.

E não o confunda com a figura do gigolô, o qual vive às custas da amante, sendo sustentado pela mesma, mas sem enganá-la (pelo menos em tese).

Desta forma, não confie no príncipe do cavalo branco e nem mesmo na princesa presa na torre, pois príncipes e princesas só existem nos contos de fadas, na Disney e no jogo do Super Mário Bros.

Fora isso, desconfie de quem não tem defeitos e promete “amor eterno” com apenas uma hora de conversa.

Siga-me nas redes sociais para mais dicas sobre Penal e Processo penal de forma leve e prática, além de dicas de estudos para concursos e OAB: Instagram: @alex_ciqueiraadv Facebook: https://www.facebook.com/alex.ciqueira.1004


2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente explanação. Incrível como pessoas podem se aproveitar das fraquezas do próximo para tentarem se dar bem. continuar lendo

Infelizmente um golpe comum em tempos de redes sociais. Obrigado pelo comentário. continuar lendo