jusbrasil.com.br
31 de Julho de 2021

Falsas acusações: como lidar?

Aprenda a se defender.

Alex Ciqueira, Advogado
Publicado por Alex Ciqueira
há 2 meses

Ser falsamente acusado de qualquer crime é extremamente perturbador. Dependendo do tipo de alegação que uma pessoa está fazendo, você pode enfrentar pena de prisão, perda de custódia e outras penalidades pesadas.

Sua reputação, trabalho e família também podem estar em risco.

Considerando todas as maneiras pelas quais uma falsa alegação pode afetar a vida de uma pessoa acusada, é vital saber que existem maneiras de se defender e lidar com uma falsa acusação .

As estratégias jurídicas potenciais podem incluir:

  1. Credibilidade de quem acusa: A pessoa acusadora tem um histórico de mentiras? Tem motivos ocultos para acusá-lo e um crime? O que essa pessoa ganha por fazer declarações falsas contra você? Essas perguntas podem revelar problemas com a credibilidade de uma pessoa que a torna pouco confiável aos olhos de juízes e júris, se for o caso.
  2. Encontre suas próprias testemunhas: Assim como um acusador pode ter testemunhas contra você, você pode ter testemunhas que podem atestar sua inocência ou a má conduta de outra pessoa.
  3. Apresente evidências do seu lado da história: Existem pelo menos dois lados em cada história. Ao tomar conhecimento das acusações contra você, guarde a documentação, anote os horários ou datas críticas e consulte um bom advogado criminalista imediatamente.
  4. Inverta o jogo: Fazer uma denúncia falsa é CRIME! Ter um bom advogado criminalista com você pode ser toda a motivação de que a outra pessoa precise para retirar suas reivindicações por medo do jogo virar.

Dessa forma, quando confrontado com falsas alegações, concentre-se em manter a calma e obter orientação jurídica especializada imediatamente.

Esta é, sem dúvida, uma experiência perturbadora, mas um bom advogado criminal sempre poderá ajudá-lo.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)