jusbrasil.com.br
31 de Julho de 2021

O primeiro homicídio, a inveja e nossas fraquezas.

Alex Ciqueira, Advogado
Publicado por Alex Ciqueira
ano passado


A história sobre o primeiro homicídio do mundo é narrada no livro de Gênesis (Capítulo 4:8). Este teria sido o primeiro crime contra a vida da história da humanidade e ainda, entre irmãos, Caim e Abel.

Tal crime não ocorreu por dinheiro ou por qualquer bem material, em verdade, segundo o relato bíblico de Gênesis, o crime narrado ocorreu por dois sentimentos negativos: A INVEJA e o CIÚME.

INVEJA, sentimento este que faz parte de um dos sete pecados capitais. E o que seria um pecado capital? São pecados que “cobram juros”, ou seja, que trazem outros pecados, como este que trouxe o homicídio e o ciúme, no caso em tela. Como diz a própria Bíblia: “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7).

Sabendo do sentimento de Caim, Deus ainda lhe orienta antes do cometimento do crime: “E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4:7). Aqui estamos em um assunto muito importante: o domínio da vontade. A disciplina sobre si mesmo. Virtude em falta no mundo atual, onde grande parte das pessoas é dominada até por um aparelho que cabe na palma da mão.

Tal história bíblica comprova que qualquer um de nós, se não dominarmos a nós mesmos, nossa vontade e nossos sentimentos, estamos propensos a perder o controle da situação caindo nas mais variadas ciladas das emoções. Estas que estão sempre presentes em nossas vidas e é impossível não senti-las.

Desta forma, cometer um crime nem sempre está ligado, como muitos dizem, à preguiça, à vagabundagem ou à maldade de coração em si.

Há muitas variáveis e a vida é imprevisível.

Desta forma, a única coisa possível e que está realmente sob o nosso controle é não alimentar maus sentimentos em relação ao próximo.

“A inveja mata, a inveja destrói. Corrói, mói, dói.”

Ciqueira Advocacia Criminal (RJ/SP/MG) Audiências, Tribunal do Juri e diligências. (21) 96981-9619 - Instagram: @ciqueira_adv

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)