jusbrasil.com.br
31 de Julho de 2021

“Doutor! Me ligaram da delegacia e me “intimaram” a comparecer lá. O que eu faço, Doutor?!

Alex Ciqueira, Advogado
Publicado por Alex Ciqueira
há 11 meses

Primeiramente, aqui não cabe a frase “quem não deve, não teme.” Pois, infelizmente, nosso sistema já colocou na prisão muitos inocentes.

É isso mesmo, nem todos os condenados são inocentes, mas há inocentes condenados sim.

Agora vamos aos passos para lidar com essa situação da melhor maneira possível.

Receber o convite de uma delegacia não é tão agradável como seria um convite para a praia, mas nunca se sabe...vai que...e a chuva pode cair sobre qualquer um de nós.

Quando a autoridade policial chama alguém para que compareça em delegacia, pode ser como acusado, testemunha ou vítima (mas esta provavelmente não é pega de surpresa).

Geralmente a autoridade policial busca indícios para iniciar ou continuar uma investigação, o inquérito policial, o qual é uma forma preliminar de investigação, um procedimento administrativo que busca fornecer os elementos necessários para uma futura ação penal.

Dito isto, ao ser chamado a comparecer em uma delegacia, o ideal é procurar um advogado criminalista de sua confiança para que possa lhe passar as primeiras orientações e como atender a esse chamado da melhor forma e com segurança, garantindo os seus direitos como cidadão.

Você não é obrigado a dizer nada em sede policial, nem a constituir provas contra si. Por isso a importância de um profissional da área para lhe orientar em detalhes. Cada caso é um caso e falar pode ser bom ou não para o acusado ou testemunha. Pois confusões em suas falas, muitas vezes por conta do nervosismo, podem transformar uma simples testemunha em investigado.

Daí a importância de um profissional especialista na área criminal ao seu lado desde o início para que possa, através de uma atitude pró ativa, trazer mais segurança nesses casos, no sentido de que tudo ocorra na forma da lei.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)