jusbrasil.com.br
18 de Junho de 2021

"Os Guardiões do Crivella" cometeram crimes?

Alex Ciqueira, Advogado
Publicado por Alex Ciqueira
há 9 meses

Primeiramente, se tal notícia for real em sua integralidade, nem a Marvel esperava por essa. Digo "se" por que, no Brasil, a mídia também não é o ser mais confiável, assim como os nossos políticos. Quem é pior? difícil saber.

Mas vamos resumidamente aos fatos:

Foi noticiado nas últimas horas que pessoas que trabalham em cargos comissionados na Prefeitura do Rio de Janeiro estariam na porta dos hospitais municipais com a missão de impedir o trabalho da mídia (especialmente da rede Globo), sendo estes hostilizados durante seus serviços de imprensa.

Tais funcionários da prefeitura, supostamente, recebem cerca de R$ 2.500,00 a R$ 4.500,00 para prestar tal "serviço", de afastar a imprensa. Funcionando inclusive em plantões.

Em tese, o primeiro crime seria o de PREVARICAÇÃO (Art. 319 do Código Penal), pois TODOS são FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. Incluindo o próprio Crivella.

Vejamos:

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Em um segundo momento, o PREFEITO, especificamente, teria ferido, em tese, o artigo , inciso I, do Decreto Lei 201/67 o qual diz:

"São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:

I - apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio."

Ou seja, esses "guardiões" são pagos com o NOSSO DINHEIRO e por isso se aplica o artigo citado e ainda impedem que a população tenha acesso ao que está ocorrendo nos hospitais, ferindo ainda o princípio CONSTITUCIONAL da PUBLICIDADE.

E ainda podem responder pelo crime de associação criminosa (Art. 288 do Código Penal)

Como carioca, por vezes, me sinto como se vivesse em Gotham City, cidade fictícia das histórias do Batman, onde sempre aparecem malucos fantasiados cometendo os mais variados crimes. A diferença é que por aqui os malucos sequer usam máscaras, é na cara limpa mesmo.

Resta a todos eles contratarem em excelente advogado criminalista, este odiado por muitos, mas que é lembrando sempre que o caldo entorna.

Boa sorte e que a verdade prevaleça.

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Artigo muito interessante! Parabéns. A capa foi a melhor imagem que vi hoje kkkkkk.

Abraços! continuar lendo

Obrigado pelo comentário, Matheus! hahaha...é rir pra não chorar... continuar lendo

Confesso que rir da imagem, no entanto, por dentro vejo com uma profunda tristeza o que a ganância, a disputa e os desmandos do poder, transformaram o RJ. continuar lendo

É, Juliana. Infelizmente...seria cômico, se não fosse trágico. continuar lendo

Só desejo o melhor para os cariocas " E Puta que pariu que azar da porra pra eleger políticos manda benzer o Estado inteiro... vocês estão zicados kkk continuar lendo

kkk...precisamos de sorte e oração mesmo, Nemias. continuar lendo